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Bate-papo inicial.
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Bate-papo inicial.
Vamos iniciar um bate-papo sobre leitura, iremos usar o texto que segue como mote para podermos expressar nossas opiniões, duvidas e questionamentos, para podermos fundamentar melhor nossa prática de ensino-aprendizagem da leitura.
LEITURA: ALGUNS PRESSUPOSTOS
Quando se fala de leitura, deve-se lembrar que o leitor, para ser um leitor proficiente, deve apresentar conhecimentos da estrutura da Língua. É sabido que a leitura é um conjunto de signos, e cada signo conforme Saussure é arbitrário, sendo ele o resultado da associação de um significante a um significado.
Para que a leitura seja feita efetivamente, não basta somente ligar em cada signo um significante a um significado, o que não passaria de uma decodificação de signos simplesmente ou uma leitura funcional, é necessário correlacioná-los e então encontrar a significação conjunta de todos significantes.
Segundo Ducrot, esse conjunto de significações é definido como significações implícitas e a compreensão das mesmas depende de dois conjuntos de conhecimentos distintos: o primeiro denominado componente lingüístico qual consiste em descrever as significações dos enunciados, independente das situações comunicativas em que os enunciados ocorrem; e o segundo denominado componente retórico, o qual consiste na descrição dos sentidos que os enunciados veiculam, a partir das situações de comunicação em que os mesmos são proferidos.
Para que possamos criar leitores proficientes e não funcionais, devemos criar nos mesmos uma capacidade de compreensão significativa diferente daquela inerente à grande maioria dos leitores da atualidade e igual a uma pequena parcela que sabe ler além das palavras.
Devemos observar que a Língua é dinâmica, e que devemos proporcionar aos nossos leitores o conhecimento desse dinamismo e não a estagnação da Língua, devemos ensinar não só a estrutura que sustenta nossa Língua e as regras que a normatizam, mas também as possibilidades de significação dentro do texto.
Compreendidos estes princípios, devemos então buscar um entendimento dos fatores que constituem a leitura, a qual é um encontro entre um autor (emissor) e um leitor (receptor), onde o leitor deve construir o significado do texto com base nas orientações que este oferece e nos seus conhecimentos prévios sobre os conteúdos nele apresentados.
A noção de leitura implica, na interpretação como um todo coerente e coeso, não só quanto ao seu significado interno, mas também em relação ao contexto em que esta inserido.
O texto como toda e qualquer situação retratada através de signos, não traz inerente seu significado, o qual deve lhe ser atribuído pelo leitor, apoiado em seu próprio conhecimento. Portanto, aprender a ler e a compreender a leitura passa a constituir um processo estratégico individual, sob o comando de um leitor cada vez mais competente, à medida que é exercitada.
Desse modo, aprender a ler é um processo constante de busca de significados, através de decodificações de mensagens, da compreensão do conjunto dessas mensagens, da adaptação de seus processos cognitivos aos textos, com a finalidade de reconstruir o significado, conforme seus objetivos e propósitos.
Cassimiro , SJCampos 1998
Para que a leitura seja feita efetivamente, não basta somente ligar em cada signo um significante a um significado, o que não passaria de uma decodificação de signos simplesmente ou uma leitura funcional, é necessário correlacioná-los e então encontrar a significação conjunta de todos significantes.
Segundo Ducrot, esse conjunto de significações é definido como significações implícitas e a compreensão das mesmas depende de dois conjuntos de conhecimentos distintos: o primeiro denominado componente lingüístico qual consiste em descrever as significações dos enunciados, independente das situações comunicativas em que os enunciados ocorrem; e o segundo denominado componente retórico, o qual consiste na descrição dos sentidos que os enunciados veiculam, a partir das situações de comunicação em que os mesmos são proferidos.
Para que possamos criar leitores proficientes e não funcionais, devemos criar nos mesmos uma capacidade de compreensão significativa diferente daquela inerente à grande maioria dos leitores da atualidade e igual a uma pequena parcela que sabe ler além das palavras.
Devemos observar que a Língua é dinâmica, e que devemos proporcionar aos nossos leitores o conhecimento desse dinamismo e não a estagnação da Língua, devemos ensinar não só a estrutura que sustenta nossa Língua e as regras que a normatizam, mas também as possibilidades de significação dentro do texto.
Compreendidos estes princípios, devemos então buscar um entendimento dos fatores que constituem a leitura, a qual é um encontro entre um autor (emissor) e um leitor (receptor), onde o leitor deve construir o significado do texto com base nas orientações que este oferece e nos seus conhecimentos prévios sobre os conteúdos nele apresentados.
A noção de leitura implica, na interpretação como um todo coerente e coeso, não só quanto ao seu significado interno, mas também em relação ao contexto em que esta inserido.
O texto como toda e qualquer situação retratada através de signos, não traz inerente seu significado, o qual deve lhe ser atribuído pelo leitor, apoiado em seu próprio conhecimento. Portanto, aprender a ler e a compreender a leitura passa a constituir um processo estratégico individual, sob o comando de um leitor cada vez mais competente, à medida que é exercitada.
Desse modo, aprender a ler é um processo constante de busca de significados, através de decodificações de mensagens, da compreensão do conjunto dessas mensagens, da adaptação de seus processos cognitivos aos textos, com a finalidade de reconstruir o significado, conforme seus objetivos e propósitos.
Cassimiro , SJCampos 1998
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