Cassimiro - Estudos Língüísticos
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Procurar
 
 

Resultados por:
 


Rechercher Pesquisa avançada

Últimos assuntos
» Artigo de opinião
Bate-papo inicial. EmptySex Nov 04, 2011 10:42 pm por Cassimiro

» Estudos lingüísticos
Bate-papo inicial. EmptyQua Set 23, 2009 6:51 pm por Cassimiro

» COMO ELABORAR SEU TRABALHO ESCOLAR
Bate-papo inicial. EmptyQui Jun 04, 2009 8:07 pm por Cassimiro

» Paulo Freire
Bate-papo inicial. EmptySeg Jan 05, 2009 2:40 pm por Cassimiro

» Alguns tipos de metodologias pedagógicas
Bate-papo inicial. EmptyQui Out 30, 2008 8:42 pm por Cassimiro

» Bate-papo inicial.
Bate-papo inicial. EmptyQui Out 30, 2008 6:00 pm por Cassimiro

Navegação
 Portal
 Índice
 Membros
 Perfil
 FAQ
 Buscar

Bate-papo inicial.

Ir para baixo

Bate-papo inicial. Empty Bate-papo inicial.

Mensagem  Cassimiro Qui Out 30, 2008 5:57 pm

Vamos iniciar um bate-papo sobre leitura, iremos usar o texto que segue como mote para podermos expressar nossas opiniões, duvidas e questionamentos, para podermos fundamentar melhor nossa prática de ensino-aprendizagem da leitura.
Cassimiro
Cassimiro
Admin

Número de Mensagens : 8
Idade : 51
Data de inscrição : 30/10/2008

https://cassimiro.directorioforuns.com

Ir para o topo Ir para baixo

Bate-papo inicial. Empty LEITURA: ALGUNS PRESSUPOSTOS

Mensagem  Cassimiro Qui Out 30, 2008 6:00 pm

Quando se fala de leitura, deve-se lembrar que o leitor, para ser um leitor proficiente, deve apresentar conhecimentos da estrutura da Língua. É sabido que a leitura é um conjunto de signos, e cada signo conforme Saussure é arbitrário, sendo ele o resultado da associação de um significante a um significado.

Para que a leitura seja feita efetivamente, não basta somente ligar em cada signo um significante a um significado, o que não passaria de uma decodificação de signos simplesmente ou uma leitura funcional, é necessário correlacioná-los e então encontrar a significação conjunta de todos significantes.

Segundo Ducrot, esse conjunto de significações é definido como significações implícitas e a compreensão das mesmas depende de dois conjuntos de conhecimentos distintos: o primeiro denominado componente lingüístico qual consiste em descrever as significações dos enunciados, independente das situações comunicativas em que os enunciados ocorrem; e o segundo denominado componente retórico, o qual consiste na descrição dos sentidos que os enunciados veiculam, a partir das situações de comunicação em que os mesmos são proferidos.

Para que possamos criar leitores proficientes e não funcionais, devemos criar nos mesmos uma capacidade de compreensão significativa diferente daquela inerente à grande maioria dos leitores da atualidade e igual a uma pequena parcela que sabe ler além das palavras.

Devemos observar que a Língua é dinâmica, e que devemos proporcionar aos nossos leitores o conhecimento desse dinamismo e não a estagnação da Língua, devemos ensinar não só a estrutura que sustenta nossa Língua e as regras que a normatizam, mas também as possibilidades de significação dentro do texto.

Compreendidos estes princípios, devemos então buscar um entendimento dos fatores que constituem a leitura, a qual é um encontro entre um autor (emissor) e um leitor (receptor), onde o leitor deve construir o significado do texto com base nas orientações que este oferece e nos seus conhecimentos prévios sobre os conteúdos nele apresentados.

A noção de leitura implica, na interpretação como um todo coerente e coeso, não só quanto ao seu significado interno, mas também em relação ao contexto em que esta inserido.

O texto como toda e qualquer situação retratada através de signos, não traz inerente seu significado, o qual deve lhe ser atribuído pelo leitor, apoiado em seu próprio conhecimento. Portanto, aprender a ler e a compreender a leitura passa a constituir um processo estratégico individual, sob o comando de um leitor cada vez mais competente, à medida que é exercitada.

Desse modo, aprender a ler é um processo constante de busca de significados, através de decodificações de mensagens, da compreensão do conjunto dessas mensagens, da adaptação de seus processos cognitivos aos textos, com a finalidade de reconstruir o significado, conforme seus objetivos e propósitos.

Cassimiro , SJCampos 1998
Cassimiro
Cassimiro
Admin

Número de Mensagens : 8
Idade : 51
Data de inscrição : 30/10/2008

https://cassimiro.directorioforuns.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos